A terceirização de trabalho em condomínios é uma excelente prática que pode ser adotada por síndicos ou administradores desse tipo de organização. As vantagens, que já eram muitas, se tornaram ainda mais evidentes após a regulamentação da Lei da Terceirização, fato que ocorreu em março de 2017.

A nova legislação amplia a possibilidade de contratação para serviços, que agora pode ser aplicada tanto para atividades meio, como a segurança, a portaria e a limpeza, como para as atividades fim, que são aquelas específicas para determinados tipos de empresa.

Além disso, um ótimo benefício para os condomínios é o que a nova regulamentação prevê para trabalhos temporários. Isso porque o prazo para contratação de funcionários temporários, que antes era de no máximo seis meses, agora é de nove meses. Sendo assim, fica mais fácil substituir colaboradores efetivos que precisam se ausentar por algum motivo.

Quer saber quais são as principais vantagens da terceirização de trabalho em condomínios? Então siga a leitura e confira!

  1. Gestão de colaboradores
    Com a terceirização dos setores do condomínio, como a portaria ou a limpeza, o síndico se isenta da responsabilidade de gerenciar a rotina dos colaboradores. Como a responsabilidade é toda da empresa contratada, se um funcionário faltar é obrigação dela providenciar um substituto, por exemplo.

Outro ponto positivo no que se refere à gestão de colaboradores é a eliminação de processos trabalhistas, uma vez que o condomínio não terá nenhuma ligação jurídica com os colaboradores, mas com a empresa que os fornece.

  1. Economia na folha de pagamento
    Quando o condomínio é o responsável pela contratação de seus colaboradores, deve arcar com gastos como 13.º salário, férias remuneradas, pagamento de horas extras, confecção de uniformes, entre outros investimentos.

No caso da terceirização, toda essa responsabilidade se volta para a empresa contratada, de modo que o condomínio pagará apenas uma mensalidade e nada mais.

  1. Cobertura de faltas
    Em alguns setores do condomínio, como a portaria, por exemplo, é impossível que haja a ausência de colaboradores, pois a função é essencial para o bom funcionamento do prédio.

É comum, no entanto, que as empresas que oferecem esses serviços terceirizados tenham em seu quadro de funcionários porteiros e outros profissionais plantonistas que somente cobrem faltas nos locais de atuação.

  1. Qualificação da mão de obra
    Para que os condôminos possam usufruir de um serviço de qualidade, é preciso que os funcionários do condomínio sejam bem preparados em suas funções, não é mesmo?

No caso da terceirização, é de responsabilidade da empresa contratada treinar os funcionários para que eles sejam excelentes no setor de portaria, jardinagem, segurança, limpeza, entre outros que são necessários em um condomínio.

  1. Otimização do tempo
    Com toda a parte burocrática que envolve contratação, fiscalização, pagamento e qualificação dos funcionários, o síndico ou responsável pelo condomínio terá o seu tempo otimizado.

Dessa forma, sobrará mais tempo para se dedicar a outras atividades do condomínio, como mediar conflitos entre moradores, planejar obras no local, praticar melhorias, estreitar a comunicação etc.

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