Limpeza e manutenção
A limpeza de condomínio é um dos mais importantes fatores que devem ser considerados pela gestão. Moradores prezam por um local sempre bem organizado e limpo, e esse fator sempre será uma cobrança importante por parte de quem paga as taxas mensais.

Por isso, é fundamental que síndicos estejam sempre atentos às rotinas de limpeza de áreas comuns, corredores de prédios, entre outras regiões. Esse trabalho pode ser feito com uma equipe de limpeza que esteja na folha de pagamentos ou até mesmo terceirizando o serviço.

Outra importante responsabilidade do condomínio são as rotinas de manutenção. Esse trabalho vai garantir que recursos essenciais funcionem bem, como:

elevadores;
iluminação;
fechaduras de portões internos;
portão automático externo;
portões de garagem;
circuito interno de câmeras.

Segurança
A segurança é um item indispensável na lista de responsabilidades do condomínio com seus moradores. A extensão desses serviços dependerá, principalmente, da infraestrutura, considerando seu tamanho e complexidade. Quanto maior o condomínio, maior precisa ser também o esquema de segurança, contando com porteiros, vigilantes e outros profissionais adicionais, se necessário.

O sistema de segurança precisa ir também além de pessoas, garantindo automação e monitoramento a distância. Por isso, circuito interno de câmeras, codificação nas chaves para abertura automática, entre outros recursos tecnológicos fazem toda a diferença na vigilância.

O trabalho precisa também ser sustentado em práticas adequadas para o controle de entrada de pessoas no condomínio. A autorização para visitantes deve ser dada, primeiramente, pelos condôminos, por meio de comunicação prévia ou instantânea, usando os interfones. Todo visitante deve também ser registrado, para que sua presença tenha baixa assim que ele sair.

Organização
A parte de organização pode ser uma das mais complexas, mas é o que vai garantir harmonia e bom funcionamento do condomínio. Esse trabalho passa, por exemplo, por definir horários de uso de áreas comuns. Esses períodos, se estendidos, podem atrapalhar a rotina de limpeza e manutenção, além de gerar a perturbação da tranquilidade no condomínio, especialmente à noite.

Entre as demandas de organização, também há responsabilidades com a reserva de áreas comuns que podem ser utilizadas de maneira privada por moradores. Salões de festas, espaços gourmet, entre outros locais precisam ser reservados com antecedência, por isso, o condomínio precisa implementar um esquema de gestão, para garantir maior organização na tarefa.

Há muitas outras demandas importantes que impactam diretamente na harmonia no condomínio e em seu bom funcionamento. Todos eles são de responsabilidade da gestão do local, que deve definir adequadamente seus parâmetros, para então poder lidar com as responsabilidades.